29 de jun de 2009

CASA DA RUA DO AMOR



-->
Estou a cada dia mais encantando com os trabalhos na Casa da Rua do Amor. Um projeto capitaneado por uma equipe de artistas de teatro, artes plásticas, literatura, e que atuam neste centro cultural em Urucrânia - Santa Cruz. Na Av. Brasil.

Voltado para a comunidade, jovens, crianças, senhoras e senhores da região. 
Lá aprendem pela arte, trocam, enchem de cor e criatividade aquele espaço. 
Pelo quintal entrando na casa a sala de aulas práticas de teatro, musica... 
Saudações especiais para o lanche sempre depois das aulas. Ummmm....

Luiz Vaz, amigo e um dos coordenadores fez-me o convite, aceitei.

Fiquei dois meses ministrando uma oficina de teatro corporal para um grupo de jovens. 
Um trabalho que me desperta profunda emoção artística. 

Trabalhamos nas primeiras semanas jogos teatrais. Equilíbrio. O espaço. Atitude e movimento. Mímica Ilusória. Foco. Olhar. Estamos experimentando as dinâmicas do corpo, a respiração. Os diversos olhares e ações para o espaço cênico. A maioria dos jovens já fizeram outros trabalhos na Casa da Rua do Amor, outras montagens. Eu, a primeira vez.

Como proposta do convite a preparação dos atores para a encenação de trechos de A Barca do Inferno. Gil Vicente. As partes escolhidas estão servindo como base para a estruturação das cenas. Exercício para a percepção de cada um, individualmente e do conjunto. 
Na criação da cena estamos a nos experimentar. Luiz dirige as cenas que elaboramos.

As vezes lembro-me mais jovem. Ávido pelo teatro. Minha necessidade de conhecer os caminhos do palco, da cena, e que me levavam a andar e estar presente onde o teatro estivesse acontecendo. O tempo passa e continuo estando nestes lugares. Em muitas vezes fazendo o teatro acontecer.
Um amor a Casa da Rua do Amor. abs gente!

2 comentários:

  1. Querido Josué, poste quando puder essas fotos, o algumas delas, esse trabalho não ficaria tão bonito, não fosse sua preciosa orientação, um abraço muito forte de todos nós da Casa da Rua do Amor.

    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1323636666548.33736.1699828469&type=1

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo carinho da postagem, vi a bela seleção de fotos que você postou aqui. Que sensível, valeu mesmo Josué! Sua alma de artista extrapola a dimensão do que é comum. Um abraço muito forte!

    Luiz Vaz

    ResponderExcluir

COMENTÁRIO